O Bairro


José Quintino da Cunha
ORIGEM DO NOME DO BAIRRO:
A origem do nome veio do poeta José Quintino da Cunha nasceu em Itapajé, no estado do Ceará, Brasil.
Filho de João Quintino da Cunha e D. Maxinina da Cunha. De família humilde, mas intelectual, a dois anos mudou-se para a Imperatriz, uma cidade no estado do Ceará. Como a situação financeira não mudaria, acabou indo para a cidade do estado do Ceará, um lugar que marcaria a vida do poeta.
Em 11 anos atuou em sua vida literária, e depois de 7 anos entrou para a escola militar, sob a influência da mãe.
Em 1907, visitou Paris e Portugual. Na cidade de verso luz lançado norte-brasileiros.
Mas o que marcou a presença de Quintino foi foi a sua inteligência e sua pilhéreias agindo como um advogado rábula foi o protagonista das cenas vistas em nossas galerias.
Há muitos casos que marcaram a história da nossa cidade, quando eles estavam vivendo ainda no ar da "belle époque". O poeta faleceu em Fortaleza em 1943.

GEOGRAFIA DO BAIRRO:

O bairro Quintino Cunha fica ao oeste da cidade e faz limite com a Vila Velha, Jardim Guanabara Olavo Oliveira, Antonio Bezerra e com o município de Caucaia em Fortaleza. Possui 3Km² e mais de 50Mil moradores, o poder público também se faz presente.
No bairro funciona um complexo com escola, Centro de Assistência Social e posto de saúde de atendimento de baixa e media gravidade com dentistas e psicólogos e pela aproximação com o Rio Maranguapinho, no limite com o município de Caucaia a população vivem com a pesca do caranguejo, e uma parte das Famílias estão crescendo através da confecção de peças intimas (lingeries).





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...