sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Faixa preferencial na avenida Bezerra de Menezes passa a valer na próxima segunda-feira (13)


Quem anda pela avenida Bezerra de Menezes já pode perceber uma faixa azul dividindo as quatro faixas da via. A partir da próxima segunda-feira (13), as duas faixas da direita serão preferenciais para o tráfego de ônibus e  veículos do transporte complementar (vans) urbanos e metropolitanos.
O projeto piloto BRS-FOR (Serviço Rápido de Ônibus) também vai mudar a organização das paradas de ônibus ao longo da avenida Bezerra de Menezes, tornando-as seletivas. A partir de segunda-feira, as linhas de ônibus serão divididas nos grupos 1, 2 e 3 com adesivos na parte frontal dos veículos, que só poderão realizar embarques e desembarques nas paradas com a mesma identificação.
Carros particulares poderão utilizar as faixas preferenciais, em áreas pontilhadas, somente para acessar o estacionamento de estabelecimentos e para realizar conversões à direita, sempre respeitando a sinalização existente na área.
Ademar Gondim, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), diz que agentes vão realizar ações educativas para informar e orientar motoristas e pedestres. Segundo o presidente, os usuários poderão saber onde as linhas de ônibus realizam embarques e desembarques nos sites da AMC e da Etufor.
De acordo com a AMC,  após essa primeira fase educativa, que irá até o final de agosto, os motoristas que forem flagrados por agentes trafegando nas faixas preferenciais poderão ser multados.
Exceções
Será permitido o tráfego de táxis e mototáxis nas faixas preferenciais, desde que estejam transportando passageiros. A AMC orienta que os veículos realizem o embarque e desembarque de passageiros nas vias transversais.
Funcionamento
O uso preferencial das faixas irá valer durante a semana de segunda-feira a sexta-feira, das 05h às 21h, e nos sábados de 05 às 21h. Aos domingos e feriados os veículos poderão circular livremente nas faixas, mas as paradas de ônibus vão continuar seletivas.  
Serviço:
-As faixas são preferenciais para ônibus e para veículos do transporte complementar (vans) metropolitanos e urbanos, começado a valer na próxima segunda-feira (13)
-As paradas e os ônibus serão divididas nos grupos 1, 2 e 3. Os ônibus só poderão realizar embarques e desembarques nas paradas com a mesma identificação.
-Carros particulares só podem usar as faixas preferenciais para acessar estacionamentos de estabelecimentos e para fazer conversões à direita.
Fonte: diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...