terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Maria Aparecida - Agente Comunitária de Saúde

Foi com tristeza e pesar que, domingo, 12 de fevereiro, acompanhei o velório e sepultamento da APARECIDA, Agente Comunitária de Saúde do Centro de Saúde da Família João Medeiros.
Inicialmente ao ser avisada do falecimento por Lúcio, um dos seus colegas ACS, um misto de surpresa, gratidão e melancolia tomou conta de mim.
Por ironia do destino, uma pessoa que tanto se dedicou e cuidou da saúde das pessoas, adoeceu e morreu precocemente.
A emoção do encontro com pessoas parceiras com quem vivemos momentos muito bons na promoção da saúde e na orientação e acompanhamento das famílias, seja em ações educativas ou em visitas domiciliares de alguma forma conforta.

Há mais de um ano, após a reterritorialização e a saída dessa unidade de nossa área de adscrição não tinha contato com a equipe. Fiquei grata por lembrarem de nos avisar para que pudéssemos estar presentes nesse momento de dor junto a equipe que tanto nos apoiou no início de nosso trabalho no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Tm 4.7).

APARECIDA se encaixa muito bem nessa citação bíblica. Durante o seu velório percebemos claramente o grande vínculo que ela tinha com as pessoas sob sua responsabilidade, com seus colegas ACS, com a Igreja e com a comunidade em geral.
Após o ritual celebrado pelo Padre, Francisca Maria (coordenadora da Unidade de Saúde) depositou a farda de Aparecida sobre seu caixão. Momento simbólico que comoveu ainda mais as centenas de pessoas que acompanharam seu funeral até o sepultamento.
Durante todo esse tempo recordei os muitos momentos de nossas atividades principalmente com os hipertensos e diabéticos onde acompanhamos o empenho, a dedicação e a responsabilização dos ACS com a população dessa área tão carente e necessitada conforme os vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=Xu840zwhgy8

http://www.youtube.com/watch?v=K1gqgwtDVts&feature=related

“...Dorme o teu sono, coração liberto, Dorme na mão de Deus eternamente!” (Antero de Quental)

APARECIDA, Obrigada por tudo!

Um comentário:

  1. ...Segura na mão de Deus e vai... E leva contigo, na tua bagagem, todas as sementes boas plantadas aqui na terra e depositadas no coração de tantos que por ti foram confortados.Essa é a certaza de MISSÃO CUMPRIDA!
    Mariza- ACS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...