quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FESTIVAL DE MARCHINHAS > Fernando Barbosa defende “muriçoca do canal”, hoje, no Benfica

Sucesso no pré-carnaval do bloco Sai na Marra, a música “muriçoca do canal”, de autoria do agente de saúde e morador do bairro Ellery, Fernando Barbosa, foi classificada no 4º Benfolia, o Festival de Músicas Carnavalescas do Shopping Benfica, em Fortaleza, e será apresentada na noite desta quinta-feira (2).


Clique para ver a Imagem original em uma nova janela

Se depender dos amigos e foliões dos blocos Sai na Marra e Almeidão Folia, do bairro Ellery, a “muriçoca” já tem lugar entre as primeiras classificadas do festival. Um grupo de moradores já conseguiu até um ônibus para garantir a participação da torcida organizada que se formou para apoiar Fernando e sua irreverente composição. 

A música retrata o sufoco que os moradores das proximidades do açude João Lopes, no Monte Castelo, sofrem com a infestação de muriçocas que acontece quase todos os anos, principalmente quando o reservatório está muito poluído. O autor, Fernando Barbosa, que também é um dos fundadores e integrante da coordenação do Bloco Sai na Marra, diz que a idéia surgiu no final de 2008, quando o bairro estava infestado pelo mosquito e, como as inscrições para o I Festival de Marchinhas Carnavalescas Lauro Maia estavam abertas, ele e um grupo de amigos foram estimulados a participar. Fernando só lamenta que, pelo fato de ser da coordenação do Bloco e diretor da Associação Comunitária (ACEM), os promotores do festival, sua música não pode concorrer a premiação. Fernando lembra que na grande final do concurso, debaixo de forte chuva, no polo de lazer da av. Sargento Hermínio, a muriçoca foi ovacionada pela multidão fazendo com que o jurado concedesse a ela o prêmio de melhor “participação popular”.

Ônibus levará torcida 

O presidente da Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo (ACEM), Wescley Costa, é um dos organizadores da torcida e convida moradores e foliões para reforçar a comitiva que vai hoje ao Benfica. O ônibus vai sair da rua Almeida Filho, em frente a sede da ACEM, às 18h30 e ele avisa que não será cobrado a passagem. 

Veja a letra da música:

MURIÇOCA DO CANAL
Letra e música: Fernando Barbosa, Dulce Fátima e Paulo Mesquita

(Refrao)
Muri, muri, muri, muriçoca
Aonde é que você se soca?

É na esquina? No matagal?
Ou nas gavetas, da Regional?

Muri, muri, muri, muriçoca
Pula meu povo no bloco ninguém se importa

E pica aqui, e pica aí
E desse jeito não consigo mais dormir
É muita muriçoca no canal
Esse lamento vai bombar no carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...